Marina Boat

Marina Boat

Nós e amarrações

nó2-620x350

São muitos e variados os tipos de nós e amarrações. Para cada necessidade existe um nó indicado e altamente funcional. Em se tratando de náutica, marinha e navegação, a matéria nós e amarrações é uma tradição muito antiga.

Além disso, grupamentos táticos de salvamentos do corpo de bombeiros e outros corpos de resgate, além de velejadores e montanhistas, conhecem e utilizam uma série variada de nós em suas atividades de campo.

Quem navega sabe do valor da segurança no mar. Essa segurança pode significar a diferença entre a vida e a morte. Por isso, mesmo o capitão Jonas Emmanuel Benghi Pinto, do Segundo Subgrupamento de Bombeiros Independente (2° SGBI), destaca que “é de fundamental importância o conhecimento de algumas técnicas de nós e amarrações. Quem navega deve conhecer o nó fiel, o lais de guia, o de escota e a azelha simples”.

O uso correto e o conhecimento de alguns nós pode significar o sucesso de um passeio. Atenção especial para aqueles nós utilizados para as amarras das embarcações. Uma embarcação, mesmo tendo sua âncora jogada ao mar ainda precisa estar, quando possível, fixada através de um nó a um cais. E isso demanda o conhecimento de alguns nós.

O grupo de escoteiros do capitão Bressane, do Rio Grande do Sul, detalha em sua página na internet o tipo de uso para cada nó. O grupo destaca que um nó bem feito deve ser simples e apertar a medida que o esforço sobre ele aumentar e ter facilidade em ser desatado.

O nó de escota, por exemplo, serve para unir dois pedaços de corda de bitola ou materiais diferentes; já o lais de guia, também conhecido como nó de salvação simples ou cadeira alpina, serve para fazer resgates, passando-o pelas axilas do resgatado, que pode ser içado ou deslocado. A azelha é um nó de travamento semelhante ao nó simples. Já o nó fiel serve para amarrar um cabo a um suporte fixo, sendo esse um dos mais utilizados em embarcações.

Atualmente, aprender nós e amarrações é mais fácil e acessível do que parece. Se antes existiam os quadros decorativos com pedaços de corta dispostos como os principais nós usados, hoje qualquer site na internet pode ensinar de maneira bem didática a realizá-los sem complicação. Os grupos de escoteiros e escolas náuticas geralmente também possuem um instrutor especializado.

Fonte: Dicas Auto/RE

 

Rodapé

Marina Boat

Menu rodapé

Redes sociais

______I
Fechar
Carregando...