Marina Boat

Marina Boat

Fuja do risco de enrosco na hélice

untitled-31

Um passeio de barco ou pescaria em águas calmas com dia claro pode parecer algo sem qualquer risco, mas não é bem assim. Objetos simples e necessários para a navegação, como cordas, cabos e redes, podem atrapalhar o dia se enroscarem na hélice, podendo até causar problemas graves caso o motor trave bruscamente, além de trazer prejuízos financeiros.

Antonio Carlos Santos, funcionário técnico administrativo da Petrobrás, no Rio de Janeiro, e navegador experiente nas horas vagas, explica que há uma série de cuidados que devem ser tomados para evitar problemas com enrosco de materiais na hélice do motor do barco.

“É necessário tomar as precauções de segurança. Os cabos devem ficar no lugar correto, o que depende da embarcação. Se for um navio, sempre no porão. No caso dos barcos, na popa, ou seja, na parte de trás”, afirma. Na hora de utilizar as cordas, cabos e redes, também há observações a fazer. “Quando for jogar ao mar, é preciso jogar pela proa, mas antes é necessário verificar o sentido da corrente marítima. Se ela estiver correndo para a parte de baixo do barco, ele precisa ser virado no sentido da corrente”, ensina Santos.

Entretanto, mesmo com todos os cuidados, o risco ainda existe. E, em caso de enrosco, o navegador precisará se livrar do problema. Portanto, algumas recomendações de segurança adicionais são necessárias para evitar dores de cabeça e gastos extras. “A primeira coisa é parar o motor”, afirma. O navegador enumera o que vem a seguir: “Depois disso, é necessário mergulhar para verificar o material e analisar a melhor forma de removê-lo. Se não for possível, talvez seja necessário rebocar a embarcação para reparo”.

Antes de embarcar, portanto, o navegador precisa ter certeza de que leva consigo alguns itens fundamentais, como faca (para cortar o material enroscado), pé de pato e óculos para o mergulho. O rádio transmissor também tem importância fundamental, já que pode ser necessário pedir ajuda a outras embarcações.

Evitando os enroscos

Algumas medidas preventivas podem ajudar a diminuir os problemas dos enroscos. A instalação de uma grade metálica protetora ao redor da hélice, por exemplo, pode evitar alguns dos problemas. Há, também, equipamentos mais modernos, como um sistema de lâminas desenvolvido pela empresa americana Spurs Marine, exibido em eventos sobre a indústria da navegação pelo país. O sistema funciona de forma simples: uma lâmina fixa e outra que gira junto à hélice. Quando elas se encontram, o cabo é cortado, antes mesmo de o motor travar.

Fonte: Dicas Auto/RE

 

Rodapé

Marina Boat

Menu rodapé

Redes sociais

______I
Fechar
Carregando...